By Fabiana Parreira | Apr. 26, 2022
Existem várias maneiras de se organizar a rotina pedagógica de nossas aulas. Tais maneiras, conhecidas como modalidades organizativas são poderosos instrumentos que escancaram a importância do planejamento e demonstram como o ensino-aprendizagem é realmente um processo.
Com certeza, você já trabalhou ou pelo menos ouviu falar de nomes como sequência didática, projeto, atividade permanente, atividade independente… sem saber que se tratavam de modalidades organizativas. Aliás, se quiser conhecer um resuminho interessante sobre elas, clique aqui. Hoje iremos abordar a sequência didática.
Quando falamos de uma sequência didática, falamos de...
uma maneira de articular situações didáticas que tenham entre si uma lógica de sequenciamento por níveis de dificuldade.
um conjunto de atividades com foco em um gênero específico que buscam aprimorar determinadas práticas de linguagem.
uma progressão de desafios a serem lançados aos alunos, visando a construção de conhecimento (seja ele conceitual, procedimental ou atitudinal).
Dizemos que a unidade mínima de uma sequência didática é o plano de aula, ou seja, já inferimos que a sequência didática é muito útil quando queremos construir um conhecimento que “não cabe” apenas em uma única aula. Por exemplo: imagine que queremos desenvolver em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental o conhecimento sobre a presença da Língua Inglesa em países do continente africano. Para construir esse conhecimento, precisamos traçar um caminho que muito provavelmente não será trilhado em apenas 50 minutos de aula, certo? É aí que percebemos que é necessário não somente um único plano de aula, mas um conjunto de planos de aula compondo uma sequência didática. Além disso, sabemos que esse caminho precisa ser iniciado com certos conhecimentos de base, ou seja, para compreender como o Inglês se faz presente na África, é necessário saber sobre:
os 6 continentes que fazem parte do planeta Terra;
o continente África e os países que o compõem;
os países do continente africano que usam o Inglês como língua oficial.
Bom, partindo desse exemplo, vemos que é preciso pensar em quantas etapas/aulas serão necessárias para desenvolver essa sequência didática. Não existe uma receitinha pra isso, pois a quantidade de etapas/aulas vai depender do ritmo de sua(s) turma(s) de 4º ano. Hipoteticamente, vamos imaginar que é possível desenvolver essa sequência em 3 etapas/aulas.
Pode ser que as características descritas como sendo da sequência didática tenham feito você se questionar se a sequência didática é a mesma coisa que projeto didático. Porém, há algumas importantes diferenças entre essas duas modalidades organizativas. Sequências didáticas costumam durar menos tempo e não exigem a confecção de um produto final. Já os projetos podem durar até meses e seu término se caracteriza pela construção de um produto final (a elaboração de um livro, a apresentação de uma peça teatral, a execução de um experimento científico, o cultivo de uma horta, etc). Mas, mesmo não precisando de um produto final, as sequências precisam ser finalizadas com atividades de sistematização dos conhecimentos construídos.
Então, resumindo o que já vimos até aqui sobre a sequência didática:
A sequência didática é desenvolvida em várias aulas, por meio da articulação lógica entre situações didáticas. O tempo de realização de uma sequência didática varia de acordo com fatores como os conhecimentos prévios da turma, os tipos de atividades que serão desenvolvidas e a quantidade de recursos didáticos a serem utilizados. Os conhecimentos construídos ao longo da sequência didática precisam ser sistematizados em uma atividade de fechamento no término da sequência.
Agora, vamos desenvolver resumidamente o exemplo iniciado acima: uma sequência didática para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, cujo propósito seja fazer com que os alunos saibam que há países no continente africano que também falam Inglês.
Obs: a sequência didática proposta abaixo pode ser adaptada para outras séries, conforme você julgar necessário. Sugere-se que cada etapa tenha duração média de 1 aula, mas isso dependerá de como você pretende desenvolvê-las. As atividades são sugestões e você pode mudá-las da forma como preferir, certo?
Etapa 1: Introdução e levantamento de conhecimento prévio
Atividade 1: apresentação da proposta da sequência didática, de modo a aguçar a curiosidade dos alunos e estimular seu engajamento, por meio de música cantada em Inglês por crianças africanas.
Atividade 2: apresentação do mapa do mundo (ou do globo terrestre) para identificar o conhecimento prévio da turma em relação aos continentes do planeta Terra.
Atividade 3: realização de atividade de identificação dos continentes.
Etapa 2: África, o 3º maior continente do mundo
Atividade 1: reapresentação do vídeo da música “I love you Africa” apresentada por Masaka Kids Africana.
Atividade 2: apresentação do continente África e identificação do país Uganda.
Atividade 3: realização da atividade “Masaka Kids Emotions”.
Etapa 3: I love you Africa!
Atividade 1: leitura da letra da canção “I love you Africa”, de Masaka Kids Africana.
Atividade 2: preparação de coreografia inspirada pela dança das crianças de Masaka Kids Africana.
Atividade 3: apresentação de “I love you Africa”, cantada e dançada.
Para ter acesso a proposta completa dessa sequência didática, clique nos links abaixo: